SEJAM BEM-VINDOS

SEJAM BEM-VINDOS
MARE QUIDEM COMMUNE CERTO EST OMNIBUS.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

O NASCIMENTO E O OCASO DO SOL


O que é o Tempo Universal (UT)?
UT refere-se a uma escala de tempo denominada "Tempo Universal Coordenado" (UTC) que tem como base o sistema mundial do tempo civil, e que é por isso o padrão internacional do tempo. Esta escala de tempo é determinada pelo recurso a sofisticados e precisos relógios atómicos à volta do mundo."Tempo Universal" é o termo para aquilo a que chamamos Greenwich Mean Time (GMT). Zero (0) horas UTC é meia-noite em Greenwich Inglaterra, que se situa no meridiano longitudinal zero. (O padrão UT substituiu o GMT em 1926 porque existiam demasiadas definições diferentes de GMT).


O Tempo Universal baseia-se nas 24 horas do relógio, e assim, as horas da tarde como 4 pm UTC são apresentadas como 16:00 UTC.

O estabelecimento dos fusos horários surge do facto de em cada momento do Sol estar a nascer num local da Terra, a culminar ao meio-dia em outro local, e a pôr-se num terceiro local. Considerando estes factos astronómicos faz sentido usar diferentes escalas de tempo civil em diferentes lugares da Terra.


E a partir do momento que o dia tem 24 horas, o mundo pode ser dividido em bandas longitudinais de 15 graus (360 graus/24 horas) ou em fusos horários. Cada banda representa uma hora. E por isto o tempo local de uma zona difere em algumas horas do Tempo Universal, que coincide com o tempo local na longitude zero. A diferença entre "tempo local" menos"Tempo Universal" é positiva (+) para as zonas a este de Greenwich e negativa (-) para as zonas a oeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário

MARE QUIDEM COMMUNE CERTO EST OMNIBUS