SEJAM BEM-VINDOS

SEJAM BEM-VINDOS
MARE QUIDEM COMMUNE CERTO EST OMNIBUS.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

O OCEANO ATLÂNTICO



O oceano Atlântico é o segundo maior oceano em extensão, com uma área de aproximadamente 106.200.000 km², cerca de um quinto da superfície da Terra. É o oceano que separa a Europa e a África a Leste, da América, a Oeste. O seu nome deriva de Atlas que era filho de Gaia e de Urano, divindade da mitologia grega. É por isso que às vezes o oceano Atlântico é referido como "mar de Atlas". A menção mais antiga sobre o seu nome é encontrada nas Histórias, de Heródoto, por volta de 450 a.C. 


Antes de se descobrirem outros oceanos, o termo "oceano" foi sinónimo de todas as águas que circundam a Europa Ocidental que agora é conhecido como Atlântico e que os gregos acreditavam ser um grande rio que circundava toda a Terra.
O oceano Atlântico apresenta uma forma semelhante a uma letra S. Sendo uma divisão das águas marítimas terrestres, o Atlântico é ligado ao oceano Árctico que em algumas vezes é referido como sendo apenas um mar do Atlântico; a Norte, ao oceano Pacífico, a Sudoeste, e ao oceano Índico, a Sudeste, e ao oceano Antárctico, a Sul. Alternativamente, ao invés do oceano Atlântico ligar-se com o oceano Antárctico, pode-se estabelecer a Antárctida como limite sul do oceano, sob outro ponto de vista. A linha do Equador divide o oceano em Atlântico Norte e Atlântico Sul. Com um terço das águas oceânicas mundiais, o Atlântico inclui mares como o Mediterrâneo, o mar do Norte, o Báltico e o mar das Caraíbas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

MARE QUIDEM COMMUNE CERTO EST OMNIBUS